top of page

Ginjinha, castelos e praias


Se você está pensando que Portugal é um país pequeno e que pode aproveitar a viagem para conhecer outro por ali... esqueça! As cidadezinhas portuguesas são maravilhosas! Vale a pena incluir muitas delas no seu roteiro.

Em vinte dias de viagem conseguimos conhecer vinte e duas, e amamos cada uma delas. Na parte sul, Óbidos é um capítulo à parte. Na verdade, trata-se de uma vila no distrito de Leiria, com 2.200 habitantes.

O melhor transporte é o carro. Se você alugar um motorista particular chega lá sem problemas. Aliás, esta é uma ótima opção para conhecer várias cidades em um dia por um preço razoável.

Bom, voltando a Óbidos...conforme vamos nos aproximando, nos deparamos com um cenário que parece de filme. A vila é toda cercada por um muro, pois fez parte do dote de várias rainhas de Portugal. Já pensou ganhar uma cidade de presente de casamento? Muito romântico, não?

Pois esse clima de romance é presente até hoje nas ruazinhas floridas, cercada de lojinhas e pontos de venda da bebida típica do local – a ginjinha. Ela é vendida a cada metro quadrado, em copinhos de chocolate. É azedinha e dá vontade de pedir outra.

Impossível sair de Óbidos sem levar pelo menos uma lembrança de lá. Fizemos questão de comprar uma gravura para enquadrar e colocar na nossa sala de estar.

Ainda no lado sul, visitamos Sintra, a cidade dos castelos. A Madonna está morando num deles, depois que seu filho adotivo David Banda passou a jogar no Benfica, de Lisboa.

Fomos no principal ponto turístico de Sintra, o Palácio da Pena, situado no alto e dividido em duas alas – o antigo convento manuelino da Ordem de São Jerônimo e a ala edificada no século XIX por D. Fernando II. Ao longo dos anos, ele foi passando por modificações, por isso dá pra notar os diversos estilos presentes na construção. Separe uma tarde inteira para conhecer tudo.

No lado norte, destaco outra cidade com características parecidas com as de Óbidos – Monsaraz. Ela fica no topo de uma colina, onde podemos observar parte da Espanha. Era um ponto estratégico para os portugueses vigiarem a fronteira.

Chegamos a Monsaraz numa quarta-feira à tarde, e mais parecia um domingo. Não vimos praticamente ninguém nas ruas. De acordo com as informações oficiais, há 800 habitantes no pequeno vilarejo e muito poucos visitantes.

Tomamos um café com vista para a Espanha sossegadamente, curtindo a paisagem e o clima bucólico.

O primeiro castelo de Portugal também merece uma atenção. Ele fica em Guimarães, no distrito de Braga, e marca o ponto inicial da construção do país. Foi lá que nasceu D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, em 1112.

Outra cidade que não pode ficar de fora do seu roteiro é Aveiro, conhecida como a Veneza de Portugal. Assim como na Itália, ela é cortada por um canal, que também oferece gôndolas para passeios turísticos. Um português figura ajuda a tornar o passeio mais divertido.

A decoração das casinhas à beira-mar são outra característica apaixonante de Aveiro.

Menos badalada que Aveiro, a pequena Póvoa de Varzim, é encantadora. Suas praias lembram as do Rio, e um cassino situado na orla garante o movimento durante a noite também.

Se estiver no inverno, tome um café por ali. Se for verão, dê um mergulho naquele mar por mim!

Post Único: Blog_Single_Post_Widget
bottom of page