top of page

"Salindo no tapa"

Provar novos sabores, experimentar a culinária local e se arriscar em pratos inusitados...tudo isso faz parte do meu cardápio de viagem. Uma boa dica para quem gosta de provar de tudo um pouco da culinária local é sempre dar uma bisbilhotada nas feiras e nos mercados municipais.

Em Madrid, é impossível não dar um pulo no tradicional Mercado San Miguel, localizado no coração da capital espanhola, ao lado da Plaza Mayor.

Quem está perambulando pelo centro histórico da cidade, quiser dar uma pausa e provar uns tapas (calma, você não será agredido por um espanhol, embora sejam bem grosseiros), é parada obrigatória. Há de tudo um pouco por lá. Se você quiser experimentar, relaxar e comer sem pressa, reserve pelo menos umas duas horas para fuçar o que as inúmeras tendas oferecem. Como adoro provar de tudo um pouco, às vezes o resultado final não é dos melhores.

São cerca de 30 bancas, onde você vai encontrar azeitonas, queijos, vinhos cervejas, frutos do mar, doces e, claro, os famosos tapas espanhóis. Prepare o bolso, coloque um antiácido dentro e se esbalde. No mercado você vai encontrar tapas por 1 euro a unidade, tábuas de queijos na faixa de 15 euros e o famoso jamón por 19 euros, 100 gramas.

Na minha aventura pelo mercado comi queijo, bebi vinho, azeitonas, lulas, polvos, quase tive um orgasmo com um haddock defumado com abacate. Saí de lá feliz da vida, saciado, pronto para outras, mas.... eis que duas horas mais tarde, o estômago começou a dar sinais de fraqueza.

Visito o primeiro banheiro, o segundo, paro no trono do lindo Palácio Real de Madrid e sigo visitando banheiros de Madrid e Barcelona. A infecção estomacal durou alguns dias e prejudicou meu tour gastronômico.

Após alguns dias à base de biscoito de água e sal e nada de tapas, o departamento médico me liberou e voltei a gozar as férias da maneira que mais gosto: comendo e bebendo, não necessariamente nessa ordem.

Uma dica importante. Se você ouvir de um espanhol a pergunta "vamos salir de tapas?", aceite na hora. É apenas um convite para ir a algum bar para "tomar una caña" (uma cerveja), ou outra bebida e provar os"tapas", que nada mais são que aperitivos.

Há tapas de todos os gostos, mas as mais populares são de presunto cru (jamón), "queso", "aceitunas", "bravas" (batatas cortadas com molho de tomate picante), "pulpo a la gallega" (polvo temperado com páprica e azeite, "boquerones en vinagre" (anchovas) e a famosa "tortilla española" (espécie de omelete a base de batatas).

Há também os famosos pinchos, que são um tipo de tapa. Normalmente são servidos em cima de um pedaço de pão com um palito espetado. Nos bares de pinchos, eles ficam expostos no balcão do bar e cada um se serve, acumulando no seu prato apenas os palitos para posterior contagem e cobrança.

Em Barcelona, quando a fome apertou no dia 31 de dezembro, não havia nenhum bar de tapas ou pinchos. Chegamos a avistar um local chamado "Pinchazo", mas se tratava de uma borracharia, como minha mulher mencionou num post. Que furada....

Post Único: Blog_Single_Post_Widget
bottom of page