A Foz do Brasil

Lado B (Brasil)

Chegou a hora de falar um pouquinho de uma das sete novas Maravilhas do Mundo, que fica no território nacional - as Cataratas do Iguaçu.

Esta é uma ótima pedida pra curtir um feriado prolongado, porque a viagem é curta e cheia de coisas para descobrir. Se você está planejando conhecer este lugar paradisíaco, a primeira dica é o lugar onde se hospedar - a cidade de Foz do Iguaçu é bem pequena e o transporte público funciona superbem. O ideal é ficar num dos hotéis ou hostels próximos à estação do Zoológico Parque Guarani. Pegamos o ônibus no aeroporto e saltamos em frente ao nosso hotel, pagando apenas a passagem comum.

Chegamos numa quinta-feira à noite já doidos pra curtir uma das atrações. No terminal tem funcionários muito simpáticos, dispostos a dar todo tipo de informação em relação a horário e linhas de ônibus. Pegamos uma delas em direção ao Marco das Três Fronteiras, um obelisco localizado exatamente na divisa territorial entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Chegamos lá em cerca de quarenta minutos, passando por ruas completamente desertas, mas bem residenciais. Ainda deu tempo de assistir a um show (bem tosco, por sinal rs) e jantar no principal restaurante de lá.

Duas coisinhas...atenção para os gatos! São dezenas deles circulando pelas mesas esperando uma distração pra dar o bote na sua comida. Confesso que é meio desagradável...mas a vista e o vinhozinho valem! Ah, e temos que ficar ligados no horário de voltar pro hotel, já que os ônibus param de circular por volta das 10 da noite.

No dia seguinte acordamos cedo pra conhecer as grandes estrelas da cidade - as Cataratas. Você pode optar se vai para o lado brasileiro ou para o lado argentino. Escolhemos ir para o brasileiro primeiro. Novamente pegamos o ônibus em frente ao hotel e seguimos pra lá. Antes paramos no Parque das Aves, que é bem pertinho. Muito legal, os animais ficam soltos e a gente no meio deles!

Uma horinha depois seguimos pro Parque das Cataratas. Compramos o ingresso na hora, e seguimos num ônibus do próprio parque até o primeiro ponto de observação. Ali começa uma caminhada longa, mas bem tranquila e aprazível.

O impacto de ver as cataratas pela primeira vez é inexplicável. É uma coisa tão grandiosa, tão bela, que dá vontade de tirar mil fotos. A cada passo, um novo ângulo e uma nova sensação de êxtase. Ah, uma curiosidade...foi assistindo a este belo espetáculo da natureza que o Guilherme Arantes compôs sua mais famosa canção - "Planeta Água". É realmente uma inspiração pra qualquer poeta.

Passamos o dia todo ali, seguindo a trilha até o final. Almoçamos no restaurante panorâmico, onde tem um self-service bem gostoso, contemplando a paisagem. Sem dúvida, um lugar muito romântico.

Ah, um alerta super importante! Cuidado com os quatis!!! Eles andam em bando, tipo arrastão, e são experts em roubar qualquer tipo de alimento que veem pela frente, seja biscoito, salgadinho ou sanduíche. As placas alertando para o perigo estão por toda parte.

Lá por dentro é possível se locomover em trens, mas as filas são mega gigantes e o intervalo entre eles não é rápido. Pra não perder tempo parados, resolvemos andar a pé mesmo. Haja disposição!! Vá com um calçado confortável, porque é uma maratona mesmo.

Lado A (Argentina)

No dia seguinte fomos para o lado argentino do parque. Como tínhamos que passar pela fronteira, optamos por alugar um carro particular com motorista para nos levar, em vez de pegar o ônibus, que também leva pra lá. O próprio hotel disponibiliza este tipo de serviço. Dividimos o transporte com outra família. Demora um pouquinho para mostrar passaporte e tal, por isso quanto mais cedo sairmos melhor. Outra vantagem é que o motorista fica nos esperando.

O passeio é completamente diferente do brasileiro. As trilhas são bem mais complexas, pois desta vez a gente desce até o nível do rio. Os ângulos de observação são bem diferentes, mas não menos maravilhosos.

O mais legal é comprar o ingresso para andar num dos barcos e passar por baixo das cataratas. Há várias empresas lá dentro mesmo que oferecem esses passeios, sempre com hora marcada.

Se você quer se aventurar, prepare-se...vai ficar COMPLETAMENTE encharcado! Não há capa de chuva ou plástico que te proteja da força da água. É uma sensação única! Parece que estamos nos afogando! E o barco passa umas três vezes por baixo da cachoeira. Tem sempre um carinha da empresa filmando tudo, mas só dá pra pagar em dinheiro. Como só tínhamos cartão, não pudemos levar pra casa a recordação da nossa cara de medo e felicidade ao mesmo tempo. (só consegui tirar as duas fotos abaixo, antes da enxurrada)

Noite argentina x noite brasileira

Fechamos no próprio hotel outro passeio para a Argentina, desta vez para conhecer a noite de Puerto Iguazu. Não aconselho...a cidade é muito pequena, com alguns restaurantes sem graça e uma feira de comida bem caída. O trabalho que dá passar novamente pela fronteira pra ir e voltar não vale a pena.

Na noite seguinte ficamos em Foz do Iguaçu mesmo e gostamos bem mais. Tem vários barzinhos legais, com comida muito boa.

Não deu...

Como já íamos voltar no dia seguinte, não deu pra conhecer a Usina de Itaipu, nem o Templo Budista. Se você tiver um tempinho, são mais duas atrações que a cidade oferece.