top of page

Que tal se soltar em Pipa?

Golfinhos, petiscos e argentinos

Uma cidade a 85 km de Natal, repleta de praias maravilhosas e uma noite bem movimentada. Se você ainda não descobriu Pipa, os argentinos já. Eles tomaram conta do lugar...dá até para dizer que a língua mais falada por lá é o castelhano.

Para chegar a Pipa, descemos no aeroporto de Natal e pegamos um transporte (carro, táxi, van). Nós optamos por um motorista particular, contratado previamente. A viagem dura umas duas horas e meia.

Apesar de pequena, a cidade tem muitas atrações. Primeiramente, vou explicar o porquê do nome. Foram os portugueses que a batizaram assim. De navio, eles avistaram uma pedra que lembrava o formato de uma pipa. Mas não a pipa que soltamos no ar; pipa em Portugal é o barril de vinho ou azeite.

Do Morro do Chapadão podemos ter a visão que nossos descobridores tiveram.

No litoral, há váaaarias praias. A primeira é a do Amor, cujo litoral lembra um coração. Romântico, não?

A dos Golfinhos também é linda, mas precisamos nos informar sobre a maré, para que possamos ter acesso pelas pedras. Aliás, o mais importante em Pipa é ficar por dentro dos horários em que a maré sobe ou desce, pra não corrermos o risco de ter que passar a noite numa praia ou numa ilha. Qualquer morador sabe dizer.

O caminho até a praia dos Golfinhos é um pouco complicado, mas vale a pena percorrê-lo. No meio das pedras encontramos vários animais marinhos – siris, polvos...

Ao mergulhar, não se espante se um golfinho te acompanhar. Eles nadam tranquilamente ao lado dos banhistas. Ah, e se bater aquela fome, não se preocupe...há vários hermanos vendendo empanadas deliciosas!

Uma pena que a falta de educação também tenha chegado em Pipa. Mas os nativos arranjaram uma maneira bem divertida de conscientizar a galera a não jogar lixo na praia - criaram um painel com algumas das sujeiras encontradas. #ficaadica

No segundo dia, sugiro que você alugue uma lancha, para conhecer as ilhas. São muitas! É possível fazer uma parada estratégica num banco de areia que fica na Lagoa de Guaraíra.

Tem um barquinho improvisado que serve bebidas e aqueles petiscos bem-servidos de lagosta, camarão, que só o Nordeste consegue nos proporcionar.

Quando o sol se põe...

O pôr-do-sol de Pipa é um espetáculo à parte. Tem vários barzinhos com vista privilegiada. Enquanto você aprecia a natureza, saboreia uns bons drinks.

Aí vão duas dicas:

- Bar da Pousada Mirante de Pipa - fica no centro da vila, a poucos minutos de caminhada para as praias do centro e do Amor. Tem uma espécie de arquibancada pra gente assistir de camarote. Imperdível! Quando fomos, podia entrar de graça, mas agora estão cobrando uma taxa.

Depois que o sol se põe, passe na pousada, tome um banho e volte pro centro. Ali você vai encontrar diversos restaurantes com comidas do mundo inteiro e barzinhos com música ao vivo.

Ah, uma dica. Como só existe um caixa eletrônico na cidade, sugiro que você leve uma quantia em dinheiro, pra fugir das enormes filas que se formam, principalmente na parte da noite.

Conhecendo a divisa entre estados

Não deixe de fazer o passeio de jipe que vai até a Paraíba. O veículo vai parando em várias praias e lagoas, entre elas a Baía Formosa e a praia do Sagi, bem na divisa.

No percurso, o jipe pega carona num katamarã e passa por pontes bem selvagens.

Na praia Formosa, encontramos um santuário de tartarugas marinhas, feito por um nativo. Ele recolhe os restos mortais dos animais para chamar a atenção para a necessidade de preservá-los. Bem legal!

As belas praias do litoral serviram de cenário para a novela "Flor do Caribe", e os potiguares têm o maior orgulho.

Dá para fazer o passeio para o outro lado também, mas deixamos pra próxima viagem.

Post Único: Blog_Single_Post_Widget
bottom of page